segunda-feira, 28 de março de 2011

Bateristas Lendários

Me pergunto se tem alguém no mundo que, desvaloriza os mestres na arte da percussão do Rock 'n Roll. Vou dizer o que acho sobre o assunto e os ídolos que me fazem respeitar e muito! esse estilo.
A bateria para quem não sabe, é um instrumento também de tom. Que, além de exigir concentração e um certo preparo físico. A bateria é composta por Bumbo (som grave e seco que, se encontra no centro e no chão); Surdo (Geralmente fica a extrema direita e tem como característica o som mais grave); Caixa (duas peles com um arco metálico e com uma esteira de metal com molas que, vibram através da ressonância da caixa. É muito utilizado em marchas militares); Tom/Tons (Um tambor que, varia o tom em geralmente na maioria das baterias 1 tom mais agudo e outro mais grave também conhecido como menor e médio); Chimbau (chimbau ou prato, dá o ritmo da música podendo se aproximar ou separar de acordo com a forma que você pisa no pedal.); Prato (São produzidos à base de ligas de metais como:cobre, prata ou bronze. Você pode deixar o prato vibrar ou até mesmo abafando gerando efeitos diferentes e definidos para a música)
Bem, a bateria existe na forma acústica e eletrônica. No começo de 1900 várias pessoas executavam as diversas partes da bateria separadamente. Na década de 20 com a invenção do pedal, possibilitou que, uma pessoa fizesse todas essas execuções ao invés de várias pessoas.
Agora que, sabemos um pouco de bateria podemos começar a falar sobre os grandes homens que, sentam lá atrás daquela ferragem em um pequeno banco.
Como sou Headbanger, vou citar apenas os que, realmente respeito que são os das grandes bandas de Heavy Metal e músicos fenomenais.Vamos começar com meu favorito! Bill Ward do Black Sabbath.

Bill Ward é um baterista inglês que, sendo um dos fundadores da primeira banda de Heavy Metal junto com seus companheiros: Geezer Butler e Tony Iommi (Grande mestre!) sendo uma lenda tocando desde 1969 até 2007 no Black Sabbath e Heaven and Hell. Sendo lembrado por uma bateria simples e incrível e mesmo assim respeitando as regras básicas e cadências da bateria e ainda uma grande influência para bateristas como Lars Ulrich e Nicko Mcbrain que, logo logo vou falar a respeito.



Nicko Mcbrain! Baterista da lendária banda Iron Maiden. Também inglês entrou na banda Iron Maiden em 1982 sendo seu talento percebido desde criança quando, batucava nas panelas da mãe e posteriormente ao ganhar sua bateria recebeu convites para ingressar em bandas de jazz sendo considerado um dos maiores bateristas de sua época e respeitado pela sua técnica e ''peso'' para ser um baterista de jazz e sua característica principal de tocar uma bateria complexa e sem as ''trapaças'' que, ele chama de pedal duplo. Músicas como Diferent World no qual, é tocada sem a tal trapaça. Em toda sua historia somente 2 vezes na sua vida utilizou o pedal duplo que, foram nas músicas Faces in the Sand e Where Eagles Dare.


Lars Ulrich! Meu amigo, esse eu respeito e muito! Baterista da famosa banda Metallica junto com James Hetfield, é uma lenda dentre os maiores. Filho de tenista profissional, recebeu sua primeira bateria aos 13 anos e aos 16 viajou para os EUA onde conheceu James. Conhecido no mundo inteiro pela sua interessante tecnica na bateria e utiliza frequentemente o prato de ataque acompanhado da caixa e dois bumbos e tendo como equipamentos principais a marca Tama. Lars Ulrich também conhecido pela sua ''antipatia'' contra os downloads de músicas de graça pela internet já entrou em ação legal contra empresas como a Napster.

Nenhum comentário:

Postar um comentário